A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 16, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia do bispo de Registro, no Estado de São Paulo, dom José Luiz Bertanha, por motivo de idade. Na ocasião, nomeou bispo da respectiva diocese o padre Manoel Ferreira dos Santos Junior, atual reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, da diocese de Itapetininga.

Biografia

Padre Manoel Ferreira dos Santos Junior

Nascido em Morro do Alto, no município de Itapetininga (SP), padre Manoel Ferreira dos Santos Junior cursou licenciatura em Filosofia na Universidade de São Francisco, em São Paulo e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no mesmo Estado. Fez especialização em teologia pastoral.

Ordenado em janeiro de 2005, padre Manoel exerceu em seu ministério sacerdotal as funções de reitor do Seminário de Filosofia e Teologia e Sócio do Noviciado dos Missionários do Sagrado Coração. Foi pároco em diversas paróquias, além de eleito para o Conselho Provincial, em 2002 e escolhido como vice-provincial em 2006.

Padre Manoel também foi agente da Pastoral Carcerária no antigo Carandiru. Trabalhou com comunidades de recuperação de drogados, com as mulheres marginalizadas da Estação da Luz em São Paulo e com a Pastoral dos moradores de Rua. Em 2011 foi eleito Superior Provincial da Província de São Paulo, e em 2014 foi reeleito Superior Provincial. Já em 2017 foi nomeado pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga (SP), onde está trabalhando até hoje.

CNBB